Notas de Gaita

Muitos tocadores iniciantes ficam confusos sobre as notas de gaita de boca, principalmente porque alguns deles parecem estar perdidos. Esses artigos mostram as notas de uma gaita e a lógica por trás de sua distribuição.

As gaitas vem com uma variedade de afinações (clique aqui para mais informações sobre afinações de gaita e nomes das notas). A afinação mais comum da gaita de boca é C (Dó Maior), as notas de uma gaita em C serão mostradas a seguir. No diagrama abaixo, sopro significa a nota tocada quando se sopra em determinado buraco, aspiração quando você inspira o ar em determinado buraco. Essa disposição de notas é chamada de "afinação de Richter", utilizada na maioria das harpas. Para ver as notas de gaita de boca em outras afinações, digite a afinação abaixo e pressione o botão enviar.

Digite a afinação abaixo:
Hole 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Blow C E G C E G C E G C
Draw D G B D F A B D F A

Agora volte para a tabela das notas da gaita em C. Faça isso digitando “C” acima e clicando no botão para enviar

Olhe para os buracos e 4 a 7. As notas desses buracos são C, D, E, F, G, A, B, C, que criam uma escala em C maior. O que é óbvio em uma gaita de boca em C.

Porém, os buracos de 1 a 4 são diferentes. Começando pelo buraco 1, as notas são C, D, E, G, G, B, D, C. Bem confuso. Diferente dos buracos de 4 a 7, essas notas mais baixas são criam uma escala maior.

Olhe para as notas de 1 a 4, que são C, E, G e C. Essas notas criam um acorde em C maior. Sopre nos primeiros 4 buracos para tocar esse acorde. Você consegue notar como essas notas parecem “combinar” com as outras, quando tocadas ao mesmo tempo?

Agora volte para os buracos de 4 a 7. As notas de sopro também são C, E, G e C. Outro acorde em C. De modo parecido, as notas de sopro para os buracos de 7 a 10 também são C, E, G e C. Mais um acorde em C. Portanto, todas as notas de sopro em uma gaita em C vem de um acorde em C. Isso não é acidental, e é por isso que as notas de sopro estão organizadas assim.

Similarmente, as notas aspiradas nos buracos de 1 a 4 são D, G, B e D. Essas são todas de um acorde em G,que é muito importante quando se toca em C. Sopre e aspire repetidamente nos buracos de 1 a 4. Você consegue ouvir como os dois acordes combinam uns com os outros?

Ela possui acordes nos 4 furos inferiores, permitindo simultaneamente uma escala maior nos buracos do meio é o raciocínio básico por trás do sistema de afinação Richter usado na maioria das gaitas..

Notas Que Estão Faltando na Gaita

Como dito acima, a afinação da gaita de boca para fornecer acordes significa que algumas notas ficam faltando, principalmente nos buracos inferiores. Porém, uma técnica comum chamada de “bend” permite que essas notas faltantes sejam tocadas.

Notas de gaita com bends envolvem mudar a posição da língua, formato da boca e pressão da respiração e geralmente é bastante desafiador para alunos de gaita. Instruções detalhadas para notas com bend estão nas lições online do meu website Academia de La Harmonica.

Fazer bend em uma nota baixa o seu tom. O bem é feito geralmente aspirando os buracos 1, 2, 3, 4 e 6 e com sopro nos buracos 8, 9 e 10. O diagrama abaixo mostra as notas obtidas fazendo bend em uma gaita em C (Dó Maior).

Buraco 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Sopro C E G C E G C E G C
Sopro bend Eb F# Bb
Aspiração D G B D F A B D F A
Aspiração Db F# Bb Db Ab
Aspiração F A
Aspiração Ab

As notas comuns de sopro e aspiração para uma gaita em C são mostradas em negrito. Olhe para os bends de aspiração, perceba que uma nota extra está disponível nos buracos 1, 4 e 6. Alguns tocadores também fazem o bend no buraco 5 de vez em quando, mas estritamente falando, uma nota extra não é alcançada fazendo isso.

A aspiração no buraco 2 permite duas notas em bend extras, enquanto que a aspiração no buraco 3 permite três notas extra em bend. Controlar todas essas notas exige muita prática, mas é uma habilidade que todos os tocadores avançados possuem.

Uma nota extra em bend está disponível nos buracos 8, 9 e 10. Um grupo bem pequeno de tocadores podem conseguir duas notas diferentes do buraco 10.

Ainda mais notas estão disponíveis quando uma técnica chamada overblow é usada.

Como se lembrar das notas de gaita?

Sendo que 12 afinações de gaita de boca estão disponíveis, cada uma com notas diferentes, a tarefa de se lembrar de todas parece algo espantoso para iniciantes. Mas tenho boas notícias. Não é necessário lembrar-se de todas as notas. Muitos tocadores teriam dificuldade em nomeá-las, especialmente em afinações menos usadas.

Em vez disso, a maioria dos tocadores lembra dos "graus de escala". Eles estão intimamente relacionados com o "dó ré mi fá sol lá si dó", que muitos aprendem na escola. Essa técnica permite que as músicas e os solos sejam compreendidos sem precisar saber do nome das notas para uma afinação específica. Há muito mais sobre isso do que aquilo que está escrito aqui. Basta dizer, no entanto, que uma memória de elefante não é necessária para evoluir com a gaita.

Tudo o que é necessário é o amor pelo instrumento, persistência, boa instrução e músicos que pensam parecido com você. Tudo isso por ser alcançado.