Gaita em C – Por Que uma Gaita com Afinação em C?

A maioria dos iniciantes é aconselhada a comprar uma gaita de boca em C. Esses novatos na música devem se perguntar o por quê de uma gaita em C ser necessária e não outro tipo. Outros podem se perguntar o que significa uma gaita com afinação em C. Essas perguntas fazem sentido e essa página irá respondê-las.


Você precisa de uma gaita em C porque a maioria dos livros de gaita deduz que você possui uma, para combinar com o CD que normalmente vem junto. As 81 aulas de gaita de boca de meu site Academia de La Harmonica podem (em sua grande maioria) serem estudadas somente com uma gaita em C.

Uma loja de música pode ajudar você a comprar a gaita de oca certa. Ela deve ter a letra C (Dó Maior) na caixa, como mostrado aqui. As lojas às vezes tem apenas gaitas em B e E (porque são modelos que não são comprados normalmente). Não compre uma dessas, porque você não vai conseguir seguir as aulas.



A escala da gaita em C e tons musicais

Para compreender o que significa uma gaita em C, uma quantidade de teoria musical (muito) pequena vai ajudar. Ouça isso:

É a escala de C maior, tocada em uma gaita em C. Isso deve soar familiar e é o "dó ré mi fá sol lá si dó" que muitos aprenderam na escola. As notas musicais são inidicadas pelas letras do alfabeto de A até G. Então uma escala em C maior tem o C como primeira nota, e, portanto, é o tom do C.

Agora ouça essa escala:

Soa como o anterior, mas um pouco mais agudo. Ouça as duas escalas, uma depois da outra. Você consegue notar a diferença?

A segunda escala é uma escala em D maior, tocada em uma gaita em D. Essa escala possui o D como primeira nota, então é com tom em D. Músicas geralmente são tocadas em tons diferentes. Por exemplo, uma mulher geralmente vai cantar certa música em um tom diferente de um homem, porque suas vozes começam em notas diferentes (geralmente mais agudas nas mulheres).

Então é isso que uma gaita com tom em C significa...

Agora que os tons musicais foram explicados, vamos voltar à gaita. Uma gaita comum de 10 buracos é um instrumento diatônico, o que significa que é feito para tocar em um tom (C para uma gaita em C). Isso também significa que algumas notas ficam faltando. Por exemplo, se você comparar uma gaita em C com um piano, a gaita só consegue tocar as teclas brancas.

Na verdade, existe uma técnica chamada de bend, que "recupera" essas notas faltantes. Porém o bend fica para um outro dia.

Então, o que os tocadores de gaita fazem quando uma música é tocada em um tom diferente? É simples, eles simplesmente pegam outra gaita, afinada para o tom da música nova. Tocadores de gaita, portanto, carregam um conjunto de gaitas em diferentes tons, como visto anteriormente.

Como um iniciante, você pode dar conta de suas aulas com uma única gaita em tom de C. Porém, quando você começar a tocar com outros músicos (e espero que você faça isso), então você precisa de gaitas diferentes. Eu lembro-me do orgulho e ansiedade quando eu comprei meu primeiro conjunto de gaitas, depois de recém ter aprendido sobre tons musicais.

Como um tocador em desenvolvimento, você vai ter oportunidades de tocar com outros músicos. Certifique-se de ter uma gaita no tom correto antes de você se juntar a eles, ou então o caos virá em seguida. Nem todos tocam em tom de C...

Que tons de gaita eu devo ter?

Se você está só começando, então uma gaita em C está ótimo. Quando você começar a progredir, compre outras. Se você se juntar a um tocador de violão (a maioria das pessoas começam assim), então esses tons vão cobrir a maioria das situações: C, D, F, G, A.

Conforme a sua música progredir, você vai ter gaitas em outros tons também.

Uma reviravolta final... segunda posição

Muitos tocadores de gaita de boca iniciantes querem tocar blues. Como sempre, você precisa de uma gaita que combine com o tom de cada música de blues. Porém, a maioria das gaitas de blues são tocadas em segunda posição, onde o tom da gaita é diferente do tom da música.

Detalhes sobre a segunda posição de blues estão no meu site Academia de la Harmonica. Mas por hora, a tabela abaixo vai indicar para você que gaita usar quando tocar blues em segunda posição.

Tom da Música ---- Tom da Gaita

A ----------------- D
Bb ----------------- Eb
B ----------------- E
C ----------------- F
C# ----------------- F#
D ----------------- G
Eb ----------------- Ab
E ----------------- A
F ----------------- Bb
F# ----------------- B
G ----------------- C
Ab ----------------- Db

Logo você vai aprender que gaita usar. Enquanto isso escreva essa tabela em algum lugar e guarde-o junto com suas gaitas.

Logo que eu comecei, não sabia nada de tons musicais, e, portanto não conseguia tocar com outras pessoas (minha gaita de boca estava sempre no tom errado). Isso me frustrou demais e eu estava quase desistindo. Então, em um festival na Nova Zelândia, alguém me explicou sobre tons musicais, segunda posição e a necessidade de ter gaitas em tons diferentes. Incrivelmente, eles me emprestaram seus instrumentos para experimentar essa “nova ideia”. Eu imediatamente comecei a fazer uma jam com tocadores de violão e cantores. O festival tinha um palco com um microfone aberto, nós fomos parar lá. Eu fiquei viciado.

Eu fiquei eternamente grato à pessoa que explicou tons musicais para mim. Espero que essa página forneça uma ajuda semelhante a novos tocadores.